Lar Educação PM retira estudantes da reitoria da USP
    Educação

    PM retira estudantes da reitoria da USP

    45
    pm-retira-estudantes-da-reitoria-da-usp

    A Polícia Militar (PM) fez, na madrugada deste domingo (10), a desocupação do saguão da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), ocupado por aproximadamente 150 pessoas desde a última quinta-feira (7). Cerca de 50 policiais participaram da ação. Segundo a PM, não houve feridos.

    O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP informou que houve seis feridos levados para a UPA Rio Pequeno. Dois já foram liberados e quatro continuam internados, sendo que um deles teve o nariz fraturado. Segundo o DCE, os policiais usaram bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e cassetetes que feriram os estudantes.

    A PM disse que quatro pessoas foram levadas ao 7º Distrito Policial, onde foi registrado boletim de ocorrência por dano ao patrimônio público e alteração de limites. Após a qualificação, elas foram liberadas.

    Após a desocupação, uma vistoria no espaço constatou os danos ao patrimônio público, entre eles a derrubada do portão de acesso, portas de vidro quebradas, carteiras escolares danificadas, mesas avariadas e danos à catraca de entrada, afirmou a corporação.

    Ainda segundo a PM, no local, também foram apreendidos entorpecentes, armas brancas e objetos contundentes, como facas, canivetes, estiletes, bastões e porretes.

    A Polícia Militar ressalta que eventuais denúncias de excesso serão rigorosamente apuradas. O policiamento segue no local para garantir a ordem pública e a integridade do patrimônio público.

    Os estudantes fizeram a paralisação para reivindicar aumento no valor pago pelo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil, melhorias nas moradias estudantis e também nos restaurantes universitários, conhecidos como bandejões.

    Nota

    Em nota, a USP lamentou os acontecimentos durante o processo de reintegração de posse do prédio da Reitoria e disse que não foi informada previamente da desocupação do espaço pela PM. 

    “Importante ressaltar que, ao longo de todo esse período, a Reitoria manteve a disposição permanente para o diálogo e para o acompanhamento dos encaminhamentos acordados nas negociações com o movimento estudantil”, diz a nota.

    A USP acrescentou que as negociações, no entanto, chegaram a um limite diante:

    •     Do atendimento de diversos itens da pauta por parte da Reitoria;
    •     Da constituição de 7 grupos de trabalho para estudo de viabilidade de outros pontos da pauta;
    •     Da insistência em reivindicações que não podem ser atendidas; e
    •     De itens de pauta fora do âmbito de atuação da Universidade e a presença de pessoas externas à comunidade acadêmica.

    A universidade afirmou que continua aberta a um novo ciclo de diálogo com a finalidade de consolidar o que já foi encaminhado nas reuniões com a representação estudantil, “o que pressupõe a manutenção do direito de ir e vir em todos os espaços”.

    *Texto alterado, às 13h43, para acréscimo da nota da USP

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Aprendizagem evoluiu de ações emergenciais para políticas formalizadas

    A agenda nacional pela recomposição das aprendizagens evoluiu de ações emergenciais, como...

    Mais de 10 mil professores foram contratados com nota da PND de 2025

    A nota da Prova Nacional Docente (PND) contribuiu para o ingresso de...

    MEC: queda do analfabetismo no Brasil é ligada a políticas na educação

    O ministro da Educação, Leonardo Barchini, confirmou nesta quarta-feira (24), em Fortaleza,...

    Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino

    O Ministério da Educação informou que 2.031 entes federativos aderiram voluntariamente à Prova...