Lar Internacional Trump diz em rede social que espaço aéreo da Venezuela está fechado
    Internacional

    Trump diz em rede social que espaço aéreo da Venezuela está fechado

    1
    trump-diz-em-rede-social-que-espaco-aereo-da-venezuela-esta-fechado

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado “fechado em sua totalidade” por companhias aéreas. A declaração foi dada a Truth Social, rede social criada pelo próprio Trump. “O espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela está fechado em sua totalidade”, postou e estendeu o aviso a traficantes de drogas e de pessoas.

    Segundo a agência Reuters, autoridades norte-americanas ficaram surpresas com o anúncio de Trump e não tinham conhecimento de nenhuma operação militar dos EUA em andamento para impor o fechamento do espaço aéreo venezuelano.

    Horas depois, o governo da Venezuela se manifestou em comunicado, condenando a afirmação de Trump. Em nota, classificou os comentários de Trump de “ameaça colonialista” contra a soberania do país e incompatível com o direito internacional. Chamou a atitude de Trump de “ilegal e injustificada” contra o povo da Venezuela.

    “Esse tipo de declaração se constitui um ato hostil, unilateral e arbitrário, incompatível com os princípios mais elementares do Direito Internacional e que se insere em uma política permanente de agressão contra o nosso país, com pretensões coloniais sobre a nossa região da América Latina e Caribe, negando o Direito Internacional”, afirmou o governo venezuelano.

    A escalada de Trump em ações e discursos contra a Venezuela do presidente Nicolás Maduro vem trazendo novos episódios nos últimos meses. Os Estados Unidos já posicionaram navios de guerra no Mar do Caribe, próximo ao país sul-americano, sob o pretexto de combater o tráfico internacional de drogas. Já abateram pequenas embarcações e provocaram mortes.

    Há cerca de duas semanas, Trump disse que poderia iniciar conversas com Maduro, mas não deu detalhes. Na última sexta-feira (28), no entanto, afirmou que poderá ordenar ações terrestres contra os narcotraficantes que diz combater. Em resposta, Maduro pediu aos integrantes da Força Aérea que estejam em “alerta, prontos e dispostos” a defender os direitos da Venezuela.

    * Com informações da Agência Reuters

    ** Matéria atualizada às 19h14 com informações adicionais sobre a resposta da Venezuela.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Militares atingidos perto da Casa Branca estão em estado crítico

    Os dois soldados da Guarda Nacional dos Estados Unidos que foram baleados...

    Incêndio em prédios de Hong Kong deixa pelo menos quatro mortos

    Pelo menos quatro pessoas morreram depois que um incêndio de grandes proporções...

    Brasil e Moçambique assinam acordos para fortalecer o país africano

    Brasil e Moçambique firmaram, nesta segunda-feira (24), nove atos de cooperação para...

    Lula defende discussão abrangente sobre combustíveis fósseis, após COP

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo (23), que...