sábado , 15 março, 2025
    Lar Geral CMN regulamenta juros para contratos sem taxa estipulada
    Geral

    CMN regulamenta juros para contratos sem taxa estipulada

    38
    cmn-regulamenta-juros-para-contratos-sem-taxa-estipulada

    Os pagamentos em atraso de contratos sem taxa de juros combinada entre as partes passarão a ser corrigidos pela Taxa Selic (juros básicos da economia) deduzida pela inflação. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a chamada Taxa Legal, instituída pela Lei 14.905/2024, sancionada no fim de junho.

    Na reunião da semana passada, o CMN aprovou a medida, mas a decisão só foi divulgada no início da noite desta quinta-feira (29). Para cada mês de referência, a Taxa Legal equivalerá à Selic acumulada diariamente (desde o vencimento da parcela), deduzida da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) do mês anterior. Caso o resultado dê negativo, a Taxa Legal será considerada igual a zero para o mês de referência.

    O CMN também decidiu que a Taxa Legal incidirá pelo regime de juros simples, que tem correção menor e incide como soma de taxas, do que o sistema de juros compostos, que multiplica o valor devido. Os juros simples serão usados tanto na acumulação de taxas mensais como na apuração de juros proporcionais (fração pro- rata).

    Em nota, o Banco Central (BC) informou que o sistema de juros simples respeita o regime de incidência empregado nas condenações judiciais pela Fazenda Pública, assim como em casos judiciais de verbas pagas a servidores e empregados públicos, benefícios previdenciários e assistenciais e em casos diversos de liquidação de sentença.

    A primeira Taxa Legal, referente a agosto, será divulgada nesta sexta-feira (30). A partir de setembro, o indicador será divulgado sempre no primeiro dia útil de cada mês de referência. A população poderá calcular a Taxa Legal na Calculadora do Cidadão, ferramenta gratuita disponível na página do BC na internet e nas lojas de aplicativos de telefones celulares e tablets.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Justiça revoga prisão domiciliar de homem que matou petista no Paraná

    O desembargador Gamaliel Scaff, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), revogou...

    Escape de urina não deve ser normalizado e tem tratamento, alerta SBU

    Muitas pessoas associam a perda involuntária de urina a algo normal dentro...

    OMC paralisada por EUA limita capacidade de arbitrar guerra de tarifas

    A paralisação da Organização Mundial do Comércio (OMC) promovida pelos Estados Unidos...

    CIDH condena Brasil por violar direitos de quilombolas em Alcântara

    A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o Estado brasileiro por violar direitos...