Lar Internacional Comércio e crime organizado serão temas da reunião entre Lula e Trump
    Internacional

    Comércio e crime organizado serão temas da reunião entre Lula e Trump

    46
    comercio-e-crime-organizado-serao-temas-da-reuniao-entre-lula-e-trump

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca, nesta quarta-feira (6), para Washington, nos Estados Unidos, onde tem um encontro com o presidente do país, Donald Trump. Comércio e combate ao crime organizado são os principais temas da reunião que está marcada para esta quinta-feira (7), na Casa Branca.

    O governo brasileiro vai aproveitar a oportunidade para mostrar o que tem feito visando o combate às organizações criminosas.

    No mês passado, Brasil e Estados Unidos anunciaram um acordo de cooperação mútua visando combater o tráfico internacional de armas e drogas.

    A parceria prevê o compartilhamento de informações sobre apreensões feitas nas aduanas dos dois países, de forma a viabilizar uma investigação célere de padrões, rotas e vínculos entre remetentes e destinatários de produtos ilícitos.

    Outros temas podem surgir durante a reunião de trabalho, inclusive sobre geopolítica e exploração de terras raras e minerais críticos.

    O encontro vinha sendo negociado pelas equipes dos dois presidentes e foi fechado há alguns dias. A princípio, Lula viaja apenas para a conversa com Trump e deve embarcar de volta ao Brasil após o encontro.

    Fazem parte da comitiva presidencial os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Justiça e Segurança Pública, Wellington César; da Fazenda, Dario Durigan; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa; de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

    Saiba mais sobre o encontro no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Relação bilateral

    Em entrevista aos veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Durigan disse ter a expectativa de que a viagem aos EUA ajude a normalizar a relação entre os dois países, ainda que haja forças de oposição atuando contra.

    “Minha expectativa é que a gente siga normalizando a relação bilateral com os Estados Unidos. A gente não pode admitir que elementos estranhos, que inclusive joguem contra o país, fiquem criando problema para a população brasileira”, disse.

    O ministro reiterou que, no encontro com as autoridades estadunidenses, o governo brasileiro informará que vai fazer uso de medidas de reciprocidade, caso os Estados Unidos venham a aplicar tarifas por razões políticas contra o Brasil.

    Ele disse, também, que o governo brasileiro reiterará sua disposição em seguir combatendo o crime organizado, de forma colaborativa, como sempre fez.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Presidente Petro denuncia fraude contra o voto na eleição da Colômbia

    O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, denunciou “delito contra o voto” em...

    Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações

    Em carta escrita à mão deixada no vestiário do estádio de Los...

    Temperaturas devem ultrapassar 40°C em onda de calor europeia

    Três pessoas morreram na França devido a problemas de saúde causados pelo...

    Candidato de direita La Espriella vence disputa acirrada na Colômbia

    O candidato de direita colombiano Abelardo De La Espriella conquistou vitória apertada nas...