domingo , 16 março, 2025
    Lar Geral Enem: cartilha de redação é divulgada; confira
    Geral

    Enem: cartilha de redação é divulgada; confira

    29
    enem:-cartilha-de-redacao-e-divulgada;-confira
    Brasília (DF) 23/01/2024 - PF investiga vazamento da redação do Enem 2023 em redes sociais. Operação cumpre dois mandados de busca e apreensão em Sobral (CE).  Foto: Inep/Divulgação
    © Inep/Divulgação

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quarta-feira (2), em seu portal na internet, o documento A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante. O material procura esclarecer dúvidas sobre critérios que fazem um texto ser bem qualificado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    Além das informações sobre a matriz de referência da prova, há exemplos comentados de redações que receberam pontuação máxima (1.000 pontos) no Enem 2023.

    No dia 3 de novembro, primeiro dia do exame, os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Será proposta uma situação-problema, que servirá de base para o desenvolvimento da redação.

    Entre as competências exigidas no Enem, estão o domínio da escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e dos argumentos para defender um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e a proposta de intervenção para o problema abordado.

    Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. Serão dois avaliadores para cada texto. A nota final do participante será a média aritmética entre as duas pontuações atribuídas pelos avaliadores.

    Alguns critérios podem fazer com que a nota seja zero: fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

    Instituições de ensino públicas e privadas usam o Enem para selecionar os estudantes. As notas da prova também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo

    Por causa das enchentes de abril e maio do ano passado, a...

    EUA declara embaixador da África do Sul persona non grata

    O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou nessa sexta-feira (14)...

    Torneio de robótica classifica estudantes para competição mundial

    O jovem Pedro Dutra é morador do Complexo do Alemão, na zona...

    Rio confirma dois casos de sarampo na Baixada Fluminense

    A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, nesta sexta-feira...