Lar Geral Ministério da Saúde libera versão digital da Caderneta da Gestante
    Geral

    Ministério da Saúde libera versão digital da Caderneta da Gestante

    38
    ministerio-da-saude-libera-versao-digital-da-caderneta-da-gestante

    O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (12) a nova Caderneta Brasileira da Gestante, em versão digital, disponível em aplicativo. O objetivo é facilitar e ampliar a organização de exames de pré-natal e dos cuidados com mamães e bebês.

    A principal novidade é o cuidado integrado e a possibilidade de a gestante ter as informações disponíveis digitalmente, do pré-natal ao nascimento da criança. 

    A confeiteira Jeniffer Antunes está na terceira gestação e conhece bem a importância da Caderneta Brasileira da Gestante.

    “Que tem todas as nossas informações tanto da gestação atual quanto das gestações anteriores. Fala se você já teve aborto, se você tem filho vivo, se teve natimorto, fala do teu tipo sanguíneo, dos exames, fala de tudo. Então, assim, é muito importante. Onde a gente vai, a gente tem que andar com ela”.

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que a atualização do conteúdo da caderneta inclui informações sobre o cuidado na maternidade e o puerpério, além do plano de parto.

    “A gestante passa a ter esse instrumento para levar na maternidade, exigir que seja feito [o plano de parto], porque é uma orientação do Ministério da Saúde que o profissional oriente essa gestante, ouça a gestante daquilo que ela quer durante todo o parto. Tem orientações também sobre como perceber sinais de violência obstétrica, isso é muito importante para que essa gestante, junto com a acompanhante, possa denunciar uma situação como essa”, disse Padilha. 

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    No documento ainda é possível registrar quem será o acompanhante, métodos de alívio da dor, informação de doula, procedimentos e cuidados pós-parto, além de incluir as vacinas que a gestante deve tomar. Todo o conteúdo é integrado com o Meu SUS digital.

    Ainda no evento de lançamento da caderneta, na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o ministro Alexandre Padilha assinou uma portaria que vai destinar R$ 37,8 milhões aos bancos de leite humano. 

    Na segunda-feira (11) foi lançada a campanha de 2026, com o mote “Solidariedade que nutre, vida que cresce”. O Brasil tem hoje a maior rede pública de banco de leite humano do mundo.

    Ouça na Radioagência Nacional:

    Saiba mais no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    CNPJ de autônomos, prestadores e produtores rurais é adiado para 2027

    A obrigatoriedade de inscrição de parte das pessoas físicas no Cadastro Nacional...

    Brasil avalia que tarifaço dos EUA foi politizado mirando eleições

    Em meio às tratativas sobre as taxas impostas pelos Estados Unidos aos produtos...

    França aplica 4 a 1 na Noruega e termina em 1º no Grupo I da Copa

    Um dos duelos mais esperados da primeira fase da Copa do Mundo...

    Restos mortais de Grenaldo Silva, morto pela ditadura, são sepultados

    “Descanse em paz, pai!”, foi a mensagem que Grenaldo Mesut mandou gravar...